Supervisionado pelo setor de Controle de Infecção Hospitalar, cachorra Mayla realiza visita aos setores de Pediatria e Psiquiatria.
A exemplo de outros renomados hospitais do país, o Hospital Santo Antônio está aderindo a Terapia Assistida por Animais domésticos (TAA). O projeto que recebeu o nome de Toninho Pet tem fins terapêuticos será supervisionado pelo setor de Controle de Infecção Hospitalar.
Essa tipo de terapia tem como objetivo principal a inserção do animal na vida de pacientes em tratamento para que ele se torne parte do processo de cura e melhora dos quadros de saúde dos mesmos. Nas últimas décadas, a TAA vem chamando cada vez mais atenção e recebendo investimentos da comunidade científica, em função dos resultados positivos alcançados nos programas.
A cachorra Mayla, mascote da Defesa Civil, logo em sua primeira visita ao HSA se mostrou enturmada e fez a festa com os pacientes da Pediatria e também da Psiquiatria, demonstrando ser um animal dócil, adestrado e obediente. Nesta fase experimental o Projeto Toninho Pet prevê visitas quinzenais a instituição, sempre monitoradas pela sua adestradora e também pela Comissão Organizadora do projeto.
O projeto Toninho Pet foi idealizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e com a Secretaria de Defesa do Cidadão. Para que a terapia pudesse ser viabilizada e regulamentada pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o HSA formalizou de maneira minuciosa a criação de um protocolo, que prevê uma série de critérios e requisitos, como carteira de vacinação, banho e tosa do animal além da presença de um adestrador.
Cerimônia de abertura
Para oficializar a abertura do Projeto Toninho Pet foi realizado um breve cerimonial no ICDS, onde estiveram presentes, a Gerente Geral do HSA, Izabel Cristina Casarin, a Secretária de Saúde, Maria Regina Soar, a Secretária de Educação, Patrícia Lueders, o Secretário da Defesa do Cidadão Marcelo Schrubbe, a Coordenadora do Programa de Saúde Escolar, Analú Fernanda Casagrande e da Assistente Social, Idealizadora dos Projetos: Defesa Civil na Escola e Agente Mirim de Defesa Civil, Luciana Schramm Correia, entre outras autoridades e gestores da instituição.