O setor de UTI Neonatal do Hospital Santo Antônio está recebendo nesta semana 11 novas unidades de incubadoras, equipamentos estes, que foram adquiridos através do recurso do convênio com a Trimania. Além de controlar a temperatura, a incubadora ainda permite que os bebês fiquem visíveis, de modo que é mais fácil o socorro quando há essa necessidade. Além disso, dentro da incubadora o bebê também é monitorado, sendo que a pesagem, a sua frequência cardíaca e a frequência respiratória são medidas constantemente.
A incubadora neonatal é um equipamento destinado há manter a vida dos bebês prematuros, que precisam de cuidados especiais para crescer de maneira adequada. O tempo necessário para a recuperação do recém-nascido é variável, sendo que isso vai depender da velocidade no desenvolvimento de cada um. Além dos bebês prematuros, os bebês nascidos a termo também podem necessitar desse equipamento, caso apresentem determinadas patologias.
Dentro da incubadora os bebês ficam protegidos contra infecções, pois o ar dentro dele é filtrado. Além disso, as condições de temperatura neutra são muito parecidas com as condições térmicas do útero materno.