
No dia 06 de janeiro o Hospital Santo Antônio iniciou uma importante parceria para o ano de 2020. A data, marcou a participação da instituição no PROADI SUS – Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde.
O PROADI é uma iniciativa do Ministério da Saúde para promover o desenvolvimento e melhorias com o apoio dos hospitais de excelência reconhecidos no Brasil, como o Hospital Israelita Albert Einstein.
O Ministério da Saúde define temas, elenca prioridades da saúde no país e os 5 hospitais parceiros desenvolvem projetos com base em suas expertises a fim de proporcionar melhorias para hospitais que atendem pelo SUS.
O Hospital Santo Antônio foi contemplado para participar e colocar em prática o projeto de “Operacionalização do Processo de Alta” com a consultoria do Hospital Israelita Albert Einstein.
Nossa instituição foi gratificada pois atendeu diversos critérios que o SUS pontua para que os hospitais sejam elegíveis como: maior percentual dos atendimentos pelo SUS, número de leitos, capacidade de atendimento, taxa de resolutividade junto à população, dentre outros.
Com o reconhecimento de excelência na atuação dentro do contexto inserido, o HSA deu início as etapas para colocar o plano de ação em funcionamento. Primeiramente, após a aprovação da instituição, os consultores internos do Hospital Israelita Albert Einstein realizaram um levantamento dos números, indicadores e realizaram o diagnóstico preliminar a distância.
Após a análise da evidência dos números a consultora externa Maria Christina Hunka esteve conosco durante 03 semanas consecutivas, iniciando assim a implementação do projeto.
Posteriormente, a consultora fará uma visita mensal para o acompanhamento e últimos monitoramentos ocorrerão na modalidade a distância até dezembro de 2020.
Ao término do projeto que tem duração de 1 ano, os resultados precisam ser repassados para o Ministério da Saúde, tanto os números obtidos quanto a evolução da meta escalonada.
A consultora Maria Christina nos contou um pouco sobre a sua experiência e percepção do HSA:
“Eu fui privilegiada em estar fazendo um projeto no Hospital Santo Antônio! É um hospital que sem dúvida nenhuma já tem um nível de qualidade extremamente elevado, não só pelo fato de ser acreditado, mas sim por ter uma gestão bem amadurecida, tendo indicadores, na questão de gestão a vista trabalhar com evidência, com números. Então, operacionalmente para mim, vai ser um projeto que eu tenho certeza que vamos evoluir muito positivamente, pela própria expertise que o hospital já tem. O PROADI/SUS ele vem para ferramentalizar vocês de uma forma que a gente consiga trabalhar e ter uma resposta dentro do prazo, mas vocês já possuem várias ferramentas aqui que facilitam demais o andamento do projeto.”
Para o Hospital Santo Antônio, esta oportunidade é muito importante, visto que estamos sempre em busca de melhorias no atendimento e qualidade em nossos serviços e com o apoio do Hospital Israelita Albert Einstein, que uma referência para a América Latina, com certeza iremos atingir os objetivos e metas do PROADI/SUS.