
Médicos do Hospital Santo Antônio operam cérebro com paciente acordado.
Pela primeira vez no HSA, foi realizada esse tipo de cirurgia.
Os neurocirurgiões do Hospital Santo Antônio, realizaram pela primeira vez uma cirurgia de alta complexidade dentro da instituição. A cirurgia é feita com o crânio aberto para a remoção do tumor. Foi necessário uma anestesia ímpar para o procedimento, assim toda a equipe do centro cirúrgico estava preparada para o procedimento, desde o médico anestesista, neurocirurgia, enfermeiros, técnicos de enfermagem e etc.
A cirurgia foi realizada com o novo microscópio cirúrgico, adquirido no inicio de 2020, com os recursos da Trimania Cap, que auxiliou nesse procedimento. A microcirurgia para tumores intracranianos teve como principal vantagem neste tipo de cirurgia, conseguir retirar o tumor e preservar as funções importantes para o paciente e evitar as sequelas, dando mais qualidade de vida a ele. Explica Dr. Michael Ricardo Lang, médico coordenador da neurocirurgia do HSA.
O procedimento foi realizado no dia 24 de setembro, após um mês de recuperação, o paciente Joel Borges da Costa de 37 anos, segue em acompanhamento e se recupera bem. “Agora é seguir o tratamento com a quimioterapia e continuar os acompanhamentos, mas minha recuperação está muito melhor do que eu esperava, a cirurgia foi um sucesso”.