Instituído no Hospital Santo Antônio desde o ano de 2010 a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes-CIHDOTT, conforme determinação do Ministério da Saúde, que obriga hospitais com mais de 80 leitos a formar uma comissão composta por profissionais da área da saúde e do serviço social, a fim de maneira organizada atuem na captação de órgãos.
Em 2013 foi assinada em Blumenau uma lei sobre o “Mês de Setembro, como mês da conscientização da importância social e humanitária da doação de órgãos e tecidos humanos no município”

O HSA atua da seguinte forma: a Equipe de busca ativa (composta por enfermeiros, médicos e psicólogos) que acompanham o processo de diagnóstico de morte cerebral e óbitos de pacientes de coração parado, e que realizam entrevista com a família do possível doador. Além da equipe de busca ativa, atualmente o Hospital Santo Antônio possui uma equipe interdisciplinar que realiza os explantes e reimplantes de membros, realizando acompanhamentos pós cirurgias com pacientes e familiares de acordo com as necessidades. Em 2014 o CIHDOTT, passa por uma nova re-estruturação com a posse de outros integrantes da comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para transplantes CIHDOTT, a posse foi conduzida pela Gerente Geral do Hospital Santo Antônio, Enfermeira Izabel Cristina Casarin. A comissão tem a missão de realizar o processo de captação de órgãos destinados para o transplantes,

Em 07/03/14 o Hospital Santo Antonio realizou sua primeira captação de múltiplos órgãos de adulto e em 20/10/15 sua primeira captação de múltiplos órgãos infantil, sendo mais participativo na realização de enucleação (captação de córnea)

No ano de 2014 em setembro em parceria com o HSI, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde e Sc Transplantes, realizaram a campanha que mobilizou Blumenau sobre a importância da Doação de Órgãos, promovendo conscientização para toda comunidade de acordo com a Lei 7.893, em frente à escadaria da Catedral São Paulo Apóstolo, na Rua Xv de Novembro, mobilizando a comunidade pela passagem do Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos.
Balões, panfletos, laços verdes, símbolos de campanha, copos com água adesivados com a logo da ação fizeram parte da programação. A programação foi encerrada com balões verdes que foram soltos na escadaria da catedral como forma de chamar a atenção para o tema da campanha ” Não leve seus órgãos para o céu. O céu sabe que nós precisamos deles aqui.”

banner2_90x120cm_CIHDOTT_HSA