O Serviço de Psicologia do Hospital Santo Antônio atua com o objetivo de minimizar o sofrimento provocado pelo processo de adoecimento, sendo em internação, descoberta de diagnóstico, luto, entre outros. Atua também junto a equipe interdisciplinar, se aproximando da compreensão dos processos subjetivos envolvidos neste momento. Dentro de suas condutas também consta a avaliação psicológica, procedimento que avalia o exame de estado mental, examinando se a reação subjetiva do paciente é aguda ou crônica, e identificando o nível e risco que o mesmo se classifica.

Tem ainda como finalidade ser um agente de mudanças, apresentando uma postura crítica sobre o papel que desempenha na instituição hospitalar. Sua atuação deve estar centrada no sujeito que vivencia um sofrimento relacionado ao adoecimento, globalizando o contexto de vida voltada para o biopsicossocial, ofertando a promoção do pensamento sobre o processo saúde-doença e auxiliando na elaboração de estratégias de enfrentamento. Sendo assim, contribui para a melhoria do atendimento no hospital através das avaliações, acolhimentos e outras intervenções psicológicas.

O Serviço de Psicologia do HSA é composto atualmente por três profissionais, sendo dividido nos setores conforme especialidades e demandas.