Inaugurado em 22 de Agosto de 1860, em Blumenau, o Hospital Santo Antônio tem seus 158anos de história associados ao desenvolvimento econômico, político e social da cidade.

Dr. Hermann Otto Blumenau, fundador da cidade, em 1860 viu a necessidade de criar um espaço para o atendimento médico hospitalar com qualidade para a população da região do Vale do Itajaí.

Em sua trajetória a história do hospital é marcada pelo idealismo de sempre buscar a perfeição e qualidade nos serviços oferecidos a comunidade.

Visando atender a comunidade o hospital, conta com uma equipe médica de mais de 150 profissionais e, aproximadamente 650 colaboradores diretos e outros indiretos.

Referência em várias especialidades médicas – oncologia, ortopedia, materno-infantil, cirurgia bariátrica e psiquiatria para a região do Vale do Itajaí, a instituição realiza mais de 260.000 atendimentos anuais e disponibiliza 198 leitos hospitalares, além de 05 salas equipadas em seu Centro Cirúrgico.

A Fundação Hospitalar de Blumenau, mantenedora do Hospital Santo Antônio, é uma fundação privada sem fins lucrativos, que faz parcerias com as esferas governamentais e por isso, grande parte de seus atendimentos são pelo Sistema Único de Saúde-SUS, o que caracteriza a instituição como um alicerce para a saúde pública da região.

Nas últimas décadas o hospital tem-se organizado de forma que toda expansão, seja baseada no Plano Diretor desenvolvido em 2007, que exprime onde se pretende chegar no futuro.

No ano de 2010, passou a ser a primeira instituição hospitalar da região do Vale do Itajaí a ser Acreditado nível 1, pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Para instituições que atendem aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais.  Segurança, que avalia e credencia entidades hospitalares pela qualidade de sua gestão.

Em Fevereiro de 2017 conquistamos nível 2 Acreditado Pleno, que atende aos critérios de segurança, apresenta gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades.

Estamos em um processo continuo de evolução e busca pela qualidade e segurança do paciente.