Desde 2002, o Hospital Santo Antônio é credenciado pelo Sistema Único de Saúde – SUS como centro de referência no Vale do Itajaí para realização de cirurgias bariátricas – cirurgias de redução de estômago.
A titulação somente foi possível porque o Hospital Santo Antônio se adequou à Portaria GM/MS 628 do Ministério da Saúde para acompanhar o paciente no pré e pós-operatório da cirurgia, formando uma equipe para implantar e dar andamento ao projeto. A equipe é composta por cirurgião, nutricionista, psicóloga, assistente social e um fisioterapeuta, tendo como objetivo oferecer aos pacientes avaliação e acompanhamento multidisciplinar em todas as fases do tratamento, até 2 anos após a cirurgia.
O resultado da cirurgia depende de aspectos físicos e emocionais. Um paciente bem preparado, no ponto de vista técnico, nutricional e psicológico, terá melhor adesão ao tratamento, bem como um resultado satisfatório.
O programa inclui avaliações individuais e em grupo, suporte familiar e palestras educacionais.
Para que as pessoas, portadoras de obesidade mórbida, possam iniciar o programa é necessário o atendimento no Posto de Saúde de preferência. Na ocasião, são feitas a consulta médica e o preenchimento do protocolo de triagem de pacientes candidatos à cirurgia bariátrica.

IMG_5984