Desde o ano de 2003 que por intermédio da Assistência Social, os Voluntários atuam no Hospital Santo Antônio, provendo um atendimento humanizado e solidário, beneficiando desta forma, pacientes internados, familiares e colaboradores da instituição. Atualmente mais de 60 voluntários realizam visitas e auxiliam nos projetos e atividades do HSA.

Segundo definição das Nações Unidas, “o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos”.

Admissão: Para ser admitido na atividade de voluntário, o mesmo deve obedecer aos seguintes requisitos:

– Conforme a Lei do Voluntariado d número 9608 de 18/02/98, as atividades prestadas ao HSA, instituição sem fins lucrativos, não serão remuneradas e não gerarão vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou afim e só se fará após assinatura do Termo de Adesão.

– Apresenta-se para entrevista com assistente social responsável pelo trabalho voluntário na instituição, preenchendo ficha de intenção de trabalho voluntário, a qual será avaliada pelo profissional e também pela gerência do HSA.

– Aprovada a proposta segue-se a assinatura do Termo de Adesão do Trabalho Voluntário.

– As atividades do Voluntário seguirão a um cronograma fixo com dias, horários, atividades e local da mesma a ser aprovado pelo voluntário, o serviço social e gerência do HSA.