O projeto Pedagogia Hospitalar foi criado em 2008 e é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de Blumenau (SEMED) e conta com a parceria da FURB e do Hospital Santo Antônio (HSA). Este projeto propõe um trabalho pedagógico educacional para atender crianças e adolescentes internados no HSA que lhes garantam continuar estudando, criando e produzindo, mesmo sem estar na escola, sem prejuízo ao seu aprendizado regular. Garantir ao educando o gozo pleno dos direitos ao desenvolvimento global e a universalização do atendimento escolar, preconizado pela Constituição Federal, ECA e LDB é uma forma preventiva de impedir a ruptura de tratamento e/ou evasão escolar.

O objetivo é possibilitar às crianças e adolescentes hospitalizadas o acompanhamento pedagógico educacional do processo de desenvolvimento e construção do conhecimento no âmbito da Educação Infantil e Ensino Fundamental, temporariamente interrompido por uma internação hospitalar.

No espaço do hospital, organizamos e adaptamos componentes do currículo escolar, e adequamos as atividades ao estado biopsicossocial da criança hospitalizada. Promovemos atividades de leitura, escrita, cálculos e resoluções de problemas matemáticos e oficinas de artes, propiciando a continuidade da aquisição de conhecimentos oferecidos pela escola em parceria com a instituição hospitalar.

Anualmente, o Projeto Pedagogia Hospitalar em parceria com o Instituto Catarinense de Desenvolvimento da Saúde (ICDS) promovem os Encontros de Pedagogia Hospitalar com o objetivo de trocar experiências e divulgar as ações realizadas no projeto.

IMG-20150422-WA0014