O Centro Obstétrico é a unidade de atendimento ao parto normal e/ou cirúrgico de risco habitual e alto risco. É um ambiente destinado a receber as gestantes e seus acompanhantes, de forma humanizada permitindo sempre que possível, a evolução do trabalho de parto e parto da forma mais natural/fisiológica e segura possível.
A equipe do Centro Obstétrico do Hospital Santo Antônio, contempla profissionais com competência e especialização de acordo com a assistência necessária. Promove ações de melhoria assistencial e integralidade no cuidado com a mãe e bebê.
O trabalho é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar em harmonia, para a prestação da assistência segura dentro dos preceitos éticos e de humanização.

Normas Assistenciais para Parto Normal do CO

Atendimento do Recém Nascido no CO

Quando é o momento de procurar a emergência obstétrica ou ligar para o médico no final da gestação?

1. Diminuição dos movimentos do bebê: Avalie o movimento do bebê após café, almoço e jantar. Ele deve mexer pelo menos 3 vezes em 1 hora. Se mexer menos que 3 vezes por hora, telefone ou vá ao Hospital.

2. Rompimento da bolsa: A bolsa amniótica costuma romper durante o trabalho de parto, mas pode ocorrer antes. Você pode notar o líquido em grande quantidade escorrer até pelas pernas, ou apenas perceber a calcinha constantemente úmida. O líquido amniótico é transparente e sem cheiro, diferente da urina. Na dúvida, coloque um absorvente e procure o médico ou vá a Sala de parto do Hospital imediatamente.

3. Sangramento vaginal: Após a consulta, quando é realizado o toque vaginal, ou após relação sexual, pode ocorrer um pequeno sangramento. Porém, se o sangramento for em grande quantidade ou ocorrer longe da consulta, procure ajuda imediata.

4.Febre: Se você medir sua temperatura e estiver superior a 37,8 graus, observe possíveis causas de febre como resfriados, problemas de garganta. Se não houver motivo, procure o médico imediatamente.

5. Trabalho de parto: As contrações de parto podem parecem uma cólica menstrual forte. Elas podem iniciar nas costas, se irradiando para o púbis e raiz das coxas. Associada a dor, você percebe sua barriga bem dura. Diferente de quando o bebê mexe, que algumas áreas ficam mais proeminentes, toda a barriga endurece. As contrações podem ser normais e indolores, mas não devem ser muito frequentes. Fora do período de nascimento(até 37 semanas), podem ocorrer até 6 a 8 por dia. Quando você perceber contrações, repouse por uma hora. Se necessário, tome um analgésico prescrito (como Tylenol).
Após 1 hora em repouso, se você continuar a ter contrações:
a. Com menos de 37 semanas de gestação: Procure orientação médica imediata.
b. Com mais de 37 semanas de gestação, você deve avisar o médico da frequência das contrações, mas só precisa ir para o Hospital, se estiver com 1 contração a cada 5 minutos (após 1 hora em repouso). Se a queixa por apenas contrações.

Na dúvida, sempre procure o médico ou a sala de parto do Hospital para ser examinada e orientada.

img_0266