
O Hospital Santo Antônio recebeu a visita do secretário da Educação de Blumenau, Prof. Osmar Matiola, que esteve no HSA para compartilhar o prêmio de pré-finalista, recebido em Brasília, pelo projeto Pedagogia Hospitalar. O projeto é desenvolvido em conjunto entre a Secretaria Municipal de Educação de Blumenau (Semed), o Hospital Santo Antônio e a Furb.
O Secretário e sua equipe receberam das mãos do Ministro da Secretaria Geral da República, em cerimônia que teve a presença da presidente Dilma Rousseff, uma placa parabenizando o projeto pela classificação entre os mais de 50 finalistas do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – ODM Brasil. A cerimônia foi realizada em Brasília, no dia 31 de maio.
O Secretário Osmar Matiola, acompanhado da diretora de programas e projetos integrados da Semed, Elenir Bauer Blasius, e da gerente de programas de saúde escolar, Eliane Clara Säffer Miranda, expressou, durante a visita ao HSA, a importância dessa aliança pioneira: “Este é um projeto que está dando certo, um projeto de excelência e de parceria, que mostra que se trabalharmos em conjunto para a comunidade, dá certo.” Ele destacou ainda como o trabalho colaborativo e integrado entre instituições é imprescindível para assegurar às crianças tanto saúde, quanto educação.
A placa de Premiação do ODM – Brasil ficará no Hospital Santo e depois será disponibilizada também à Furb, como forma de contemplar todos os parceiros. Depois desse período, será exposta na Secretaria de Educação de Blumenau.
O Projeto Pedagogia Hospitalar
O projeto Pedagogia Hospitalar é realizado com as crianças e adolescentes internados na ala pediátrica do Hospital Santo Antônio e propõe um trabalho pedagógico para atender estudantes internados, o que lhes garante continuar estudando, mesmo no ambiente hospitalar. O projeto promove métodos de ensino adaptados à capacidade e condições físicas de cada estudante.
A pedagoga hospitalar responsável pelo projeto, Fabiana Goldmann, destaca a importância do reconhecimento: “Ficamos muito orgulhosos em participar da cerimônia do prêmio ODM Brasil. Sentimos muita alegria pelo reconhecimento como uma prática exitosa com visibilidade nacional. Trabalhamos seriamente para atender as necessidades educacionais das crianças hospitalizadas na pediatria do Hospital Santo Antônio e o retorno de nossa dedicação é muito satisfatório”.