Governança Clínica

                O modelo de Governança Clínica visa uma melhoria contínua da qualidade dos serviços e manutenção da excelência no atendimento ao paciente. Com o crescimento que o hospital vem apresentando, nos vimos obrigados a implementar ferramentas que nos auxiliam nos pilares que tangem uma boa governança clínica. Através da plataforma DRG Brasil, que reúne dados de saúde no país, conseguimos ter informações suficientes para que as decisões relacionadas ao paciente sejam baseadas em evidências e dados de qualidade. Isso nos dá a certeza que o primeiro pilar da governança clínica é atingido, sendo a Efetividade e eficiência clínica, assim, posicionando-nos entre os 50 melhores hospitais do país. Temos como plano futuro, dar um novo passo, rumo aos 25 melhores.

                Através de um Gerenciamento de riscos bem estruturado, conseguimos inicialmente mapear os principais eventos adversos, e em cima desses dados estruturar ações para prevenir essas falhas. Diversos treinamentos foram realizados com equipe médica e de enfermagem. Estamos reestruturando toda a parte de protocolos clínicos hospitalares, para que em tempo real grande parte deles consiga ser monitorado. Reestruturamos todos os códigos de segurança do hospital, que visam garantir medidas de alerta urgente. Treinamos as equipes para o atendimento ao código azul (Parada cardiorrespiratória). Criamos um protocolo de sepse totalmente monitorado em tempo real, com processo de dupla checagem. Diversas medidas estão previstas para os próximos meses como reestruturação do protocolo de Tromboembolismo Venoso, Neutropenia Febril, Dor torácica e Acidente Vascular Cerebral.

                Sistemas de Auditoria Clínica e treinamento para formação de novos auditores foram formados, na qual através de Auditorias internas serão analisadas se medidas de segurança no atendimento estão sendo cumpridas, como Cirurgia Segura, Protocolo de Sedação em UTI, etc.

                Através de reuniões semanais com algumas equipes médicas, rounds multidisciplinares, ferramentas de feedback pautados em uma gestão de alta eficiência, tem-se estimulado uma melhoria contínua das equipes, sempre apresentando uma medicina baseada em evidência e uma medicina baseada em resultados. Isso tem sido o cerne do que essa Gestão tem buscado.

                Como não podia faltar, quando falamos de toda essa qualidade que buscamos, o mais importante em todo esse processo está centrado no Envolvimento e experiência do paciente e sua família. Uma medicina de qualidade ela depende dessa parceria entre equipe, paciente e cuidadores. Necessita-se de uma transparência, com direito a decisões compartilhadas, sempre respeitando os desejos e prioridades dos pacientes. Para que isso aconteça, treinamentos de comunicação efetiva tem sido realizado e reestruturamos a forma de descobrir qual a satisfação desse paciente, por um serviço de ouvidoria mais ativo, para que conhecendo melhor os nossos clientes/pacientes possamos implementar novas medidas.

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